Na arte da armaria, a panela de ferro, ou também chamada como panelão, consistia
em um item de armadura utilizado como proteção da cabeça; de tamanho possivelmente grande, sua utilidade era variada: era usado em particular por guerreiros em tentativas de invasão de fortes inimigos, com uso principal pelos homens que atacavam os muros.
Foi em 1709, que uma fundição de latão em Bristol fez panelas de ferro fundido em moldes de madeira.
Panela de ferro é um utensilio doméstico, um tipo de panela, que consiste num vasilhame em formato redondo, quadrado, retangular e as vezes oblongo. Utilizado desde a invenção da metalurgia, para o preparo de alimentos, por ser resistente ao fogo direto, e também para as preparações onde é necessário aquecer ou ferver quaisquer tipos de substâncias, o ferro ainda tem amplo uso em todo o mundo, pelo seu baixo custo e resistência, além de possíveis contribuições positivas a saúde humana, pela adição de ferro nos alimentos.
Os cozinheiros tinham de ter talento para disfarçar o sabor de alguns alimentos. Por isso, a cozinha medieval usava e abusava de ervas aromáticas como os coentros, a salsa e a hortelã para condimentar os pratos. Cultivava-se o tomilho, o alho, a mostarda e o açafrão e utilizava-se também o sal e ainda pimenta vinda do Oriente.
Mais um objeto indespensavel na minha coleção.
England - Ano: 1709
Sem comentários:
Enviar um comentário