domingo, 16 de dezembro de 2012

O Fogão a Petróleo da minha avó



     A empresa Vacuum Oil chegou a Portugal em 1896 e tornar-se-ia, 60 anos mais tarde, na Mobil Oil. Destinava-se à comercialilização de petróleo e foi responsável pela introdução em Portugal de fogões, calorífero e candeeiros a petróleo.
     A publicidade aos fogões da Vacuum Oil surgiu nos anos 20.



   Quem não se lembra destes fogões a petróleo, que cozinharam refeições para muitas gerações por esse Portugal fora, sendo exportados para muitos paises! Eram a coqueluche da época. E também os Petromax, candeeiros a petróleo e mais tarde a gáz, feitos na Casa Hipólito e exportados para todo o mundo, principalmente Africa, América do Sul e Central. Mas a empresa não resistiu à globalização desenfreada, não se modernizou atempadamente e teve que fechar as portas, tendo nessa altura apenas 300 funcionários.  
   Eram homens que ali trabalhavam, iam para o ultramar, regressavam, constituiam familia e todos os seus membros trabalhavam na Casa Hipólito. Era na altura prestigiante trabalhar na casa Hipólito - os salários eram atractivo


Os agricultores passaram a operários da Casa Hipólito, cultivando as suas vinhas em parte-time. O nivel de vida subiu . Hoje as suas antigas instalações estão transformadas num parque de estacionamento, em prédios e numa grande superficie em Torres Vedras.
   


    Esta peça fazia as delicias de qualquer dona de casa das Aldeias do interior,que assim podiam cozinhar num fogão. Encontrei uma em bom estado e reparei-a. 

 

 Coimbra - Ano: 1959

2 comentários:

  1. Desculpe mas talvez tenha interesse neste Fogareiro Popular Hipolito
    https://leilao.catawiki.pt/kavels/10794975-very-rare-petrol-stove-fogareiro-popular-hipolito?previous=favorites&target_ab_goal=user_bid_page_bid_on_lot

    ResponderEliminar